O nosso sócio fundador Gabriel Di Blasi participou da inauguração da SKEMA Law School, que traz uma proposta de ensino que combina a tradição da escola francesa (berço do Iluminismo) com a modernidade das novas formas de se fazer Direito.
O evento foi realizado nesta sexta-feira (28/10), em Belo Horizonte, e contou com presenças ilustres, como a do presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, da reitora da SKEMA Brasil, Geneviève Poulingue, e da reitora e presidente executiva da SKEMA Business School, Alice Guilhon.
Na palestra, Gabriel Di Blasi falou sobre a relevância de tecnologia e direito andarem juntas, uma vez que qualquer tipo de invenção que afete diretamente a sociedade, por consequência afetará também a área jurídica, seja numa área específica ou em um sentido mais amplo, já que o direito serve para resolver os anseios e questões da sociedade. Desta forma, a tecnologia afeta diretamente o direito, obrigando-o a constantemente se atualizar para assuntos novos que se façam necessários. Como exemplo, citou o caso da Lei nº 12.737/12, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que alterou o Código Penal para tipificar o crime de delitos informáticos.
O nosso sócio fundador lembrou que, ainda que a tecnologia afete o direito como um todo, as principais áreas impactadas são as de propriedade intelectual, direito tributário, civil, criminal e empresarial. Dentre as tecnologias que exemplificam tal junção estão, por exemplo, a Justiça 4.0, que é um programa criado em 2021 fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF). A inteligência artificial, por exemplo, é uma ferramenta fundamental no avanço da justiça 4.0, possibilitando algumas tarefas, como emissão de certidões relacionadas ao BACENJUD, classificar e rotular processos e leitura de documentos.
Neste contexto, onde os impactos e avanços exigem dos operadores do direito um rápido avanço e adequação, Gabriel Di Blasi, que além de advogado é engenheiro industrial, reforçou a necessidade da atualização constante de conhecimento. Para ele, se faz cada vez mais necessária, tanto para os setores privados quanto para os públicos, que todos os operadores do Direito busquem conhecimento de tecnologia, programação, internet, considerados os hard skills, além de habilidade de gestão emocional e relações interpessoais, consideradas as soft skills, para que os profissionais sejam bem-sucedidos no mundo moderno.
Na palestra de inauguração de uma nova escola de Direito, Gabriel Di Blasi deixou a impactante mensagem de que profissionais multifacetados serão cada vez mais requisitados, com conhecimentos que devem ir além da legislação.
Para assistir à palestra do dr. Gabriel Di Blasi na inauguração, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=EBFoZUEsLO4